Como elaborar um excelente currículo

88

Já parou para pensar o quanto é importante a imagem que você passará para a empresa através do seu currículo?

Ele reflete muito além da busca por um cargo, ele apresenta sua vida!
Convenhamos, ao receber um currículo o entrevistador não sabe nada sobre você, nem sua aparência, seus propósitos, seus anseios. Você pode ser ótimo, excelente profissional, mas se isso for transmitido através de um currículo ruim, você poderá perder excelentes oportunidades na sua vida.

Pensando nisso, nós elaboramos para você algumas dicas para que obtenha sucesso na elaboração do seu currículo, e consequentemente seja admitido em uma oportunidade de emprego:

 

1 – CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES PESSOAIS
Você precisará ter atenção especial com suas informações, seus dados pessoais devem estar no início para facilitar sua identificação. É recomendável que você crie, por exemplo, um e-mail profissional caso seu e-mail seja comprometedor, não coloque e-mails como gatadobairro@provedor.com.br, caso seu e-mail seja assim, crie um profissional.

2 – ESCREVA CORRETAMENTE
Preste muita atenção na sua escrita, evite erros de português, revise sempre seu currículo e atualize. Em determinados cargos erros de português podem te excluir dos selecionados.

3 – NUNCA MENTIR
Optar pelo truque de mentir nas informações do currículo pode ser bem perigoso, muitas pessoas acabam por utilizar alguma experiência turística por exemplo no exterior e transformar em intercâmbio no currículo. É muito comum que pessoas mintam no currículo especialmente se tratando de idiomas. Se você colocar por exemplo que possui entendimento da língua inglesa e for surpreendido por perguntas em inglês no processo sem realmente ter entendimento da língua, você estará em maus lençóis.
Além disso é comum mentira sobre escolaridade e conhecimentos em informática, mas não se iluda, os recrutadores são altamente capacitados para identificar essas mentiras nas entrevistas, além de outros artifícios que podem ser utilizados nas dinâmicas para que as fraudes sejam detectadas. Sendo assim, você já estará queimado no início do processo, não passará credibilidade e suas chances serão praticamente nulas.

4 – RELACIONE SUAS COMPETÊNCIAS
Se você tem determinadas habilidades é importante que você relacione-as com o cargo que você está concorrendo. Cruzes suas competências com o que está sendo requerido pelo emprego, assim, suas chances aumentarão drasticamente.

5 – EXPLORE SUAS EXPERIÊNCIAS
Deixe bem claro para o entrevistador as atividades que você já desenvolveu, é importante que ele saiba o caminho que você percorreu para chegar até ele, caso você tenha experiências relacionadas ao cargo em questão você terá grandes chances de ser contratado.

6 – NÃO ESTENDA
Para elaborar um currículo de excelente qualidade você precisará de apenas duas páginas, se você estender demais seu currículo poderá cansar quem está lendo. Se seu currículo é grande, coloque informações que são relevantes para o cargo e deixe o restante para o momento da entrevista, nela sim você poderá explorar todo o seu potencial.

7 – CUIDADO AO CHAMAR ATENÇÃO
Não é em qualquer cargo que você pode abusar da sua criatividade, não utilize folhas coloridas e nem layout criativo no seu currículo, pelo menos na entrega do currículo é importante passar uma imagem mais profissional possível, sendo assim, prefira a formalidade na hora de elaborar seu currículo.

Autora: Luciana Volponi

COMPARTILHAR